Liberdade: ter o direito de agir segundo o livre arbítrio e vontade própria. Nos dias de hoje também é possível adicionar, utopia como uma das definições do termo, mas afinal a sociedade é mesmo livre?
Na Idade Antiga, Platão já se questionava sobre a manipulação da sociedade e a questão da autonomia. Durante a era seguinte a imposição religiosa e a inquisição para controlar aqueles que não à seguiam tirou grande parte da liberdade, tal como o regime feudal.
E dessa maneira foi se perpetuando pelos pelos séculos e a medida que a linha cronológica se aproxima do período atual, é possível ver a semelhança da dominação imposta à sociedade pelos seus lideres.
Já na Era Moderna, a sociedade presenciou inúmeros regimes absolutistas e totalitários, limitando novamente as ações. Chegando à Idade Contemporânea, marcada por duas grandes guerras e governantes tiranos se torna praticamente impossível ter a sensação de liberdade.
Logo, a melhor maneira de reafirmar a falta de autonomia é usar como exemplos grupos de resistência, tal como o movimento Ludista na Revolução Industrial, que lutou contra o sistema da época. Mas também, artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e outros, que durante a Ditadura Militar no Brasil, lutaram contra a censura e a favor da liberdade de expressão.
Ainda hoje, artistas mais atuais, como Chalie Brown Jr, Emicida e outras banda como Natiruts, o grupo de rappers ConeCrewDiretoria, continuam criticando o sistema que aliena pessoas, e ainda clamam pela real liberdade e não apenas a falsa sensação de livre arbítrio, mas sim aquela independência tão desejada desde o começo da civilização.