Antes de tudo, queria explicar esta entrevista, a origem primária dela era para o blog do rodízio, mas como vocês já sabem, ele está fora por tempo indeterminado, quero pedir desculpas ao Renato, um grande músico, pois com toda essa confusão acabei guardando a entrevista comigo e não usei, mas hoje iremos publicar aqui em primeira mão a entrevista com o músico, compositor: Renato Lellis.
Se você ainda não conhece seu trabalho, confira os vídeos que ele publicou em seu canal no youtube:
Clica em ler mais para acabar de ler o post!
Confira a entrevista que fizemos com ele que ficou bem legal!!
Lucas Luciani: Qual foi a coisa que mais te impulsionou para seguir na carreira musical?
Renato Lellis: Eu venho de uma família de músicos, e cresci dentro do CMM (centro musical morumbi) que é a escola de música fundada nos anos 50 pela minha avó e há décadas dirigida pelos meus pais. Sempre houve muito apoio e incentivo para mergulhar nesse mundo.
Lucas Luciani- Quem são suas maiores influencias na música nacional e internacional?
Renato Lellis: A tropicália em si é um período que eu admiro muito. Gil, Caetano, Tom Zé, e Gal são verdadeiros mestres e inspirações. Djavan, Milton Nascimento, Mutantes, Cássia Eller, Novos Baianos, e Sabotage, RZO, D2 e B Negão, De menos Crime também me influenciam muito.
Internacionalmente eu me inspiro muito em Ben Harper, Donavon Frankenreiter, Jack Johnson, G.Love, Jamie Cullum, Jason Mraz, ALO, e Matt Costa.
Lucas Luciani: Como está o andamento do seu novo álbum “O melhor lugar”? E o que você colocou nele que foi diferente dos outros?
Renato Lellis: Ainda estamos em processo de gravação mas finalizando. O plano é lançar o CD no primeiro trimestre de 2016, até agora tudo correndo bem. Acho que quem ouvir meu ultimo disco “Vida Longa” e depois “O Melhor Lugar” vai perceber uma evolução em vários sentidos. Musicalmente eu cresci muito nesses anos tanto por estudo quanto por tocar com muitas pessoas talentosas que me ensinaram e proporcionaram muitas experiências nesse universo vasto que é a musica.
Lucas Luciani: Para compor você precisa ter inspiração, onde você encontra sua inspiração?
Renato Lellis: A inspiração vem quando tenho um tempo livre pra curtir um instrumento e um sossego. Viajar e tentar viver experiências novas ou estar atento ao que nos rodeia é essencial
Lucas Luciani: Como foi tocar Quinta estação com a Uyara Torrente? Vocês já se conheciam antes, ou se conheceram justamente para tocar está musica juntos, e como foi durante as gravações?
Renato Lellis: Conheci a Uyara em 2008 acho, estava realizando um show com o Tom Zé e ela estava na platéia com o outros membros da Banda Mais Bonita da Cidade. A gente conversou bastante e ficamos amigos naquele dia. Anos depois chamei ela para gravar essa música que esta no “Vida Longa”. Gravamos o clipe durante as gravações e posso dizer com certeza que todos os presentes se encantaram com a musicalidade e o jeito doce da Uyara.
Lucas Luciani: Você possui alguma música das que compôs que você mais gosta de tocar ela? E se existe uma que você gostaria de dar uma alterada?
Renato Lellis: Bom, as que eu mais gosto hoje em dia são as que estou gravando para “O Melhor Lugar”. Mas, uma do passado que se destaca para mim é “Amigos e Nada Mais”, do “Vida Longa”. Gosto de olhar para trás e aprender com meus erros, é natural que a gente pegue trabalhos anteriores e com a nossa cabeça de hoje pense que tal coisa poderia ser assim, tal coisa poderia ser assado. Faz parte, é assim que buscamos nosso melhor cada vez mais, e junto disso, a moderação de não ficar obcecado pelo que já foi. Não vou entrar em muitos detalhes sobre quais músicas ou o que eu mudaria senão vou me estender demais.
Lucas Luciani: Alem da Uyara, você possui mais projetos para envolver outros cantores com você?
Renato Lellis: Acho que uma das melhores maneiras de se crescer nesse meio é estar junto de pessoas que você acredita na capacidade, e que também acreditem em você. Sempre gostei de trabalhar com pessoas diferentes, e essa é uma característica minha que não vai mudar. A pluralidade de talentos num meio artístico é algo vital, e fora que deixa a vida pessoal mais interessante.
Pergunta Bônus: Que dica você deixa para quem quer inciar sua carreira na música?
Renato Lellis: Uma dica? Cuidado, você nunca sabe quem está te assistindo e onde. Dê o seu melhor.
Chegamos ao fim de mais uma entrevista, muito obrigado Renato pela participação no reformado 7, desejamos todo sucesso para você, e se você leitor quer conhecer mais sobre o Renato, entre no site dele e fique por dentro de tudo!!