Ansiedade é considerada por muitos como um simples sentimento, como no caso de estar nervoso por uma entrevista de emprego, uma viagem, ou coisas do tipo. Mas não se pode simplificar o termo quando se tem isso como rotina na vida. Eu tenho transtorno de ansiedade, e é bem difícil lidar com isso sem ajuda, e com uma sociedade inteira te tratando como “fresco” kkkk
Um transtorno de ansiedade é muito mais que um friozinho na barriga: muitas vezes nos impede de sair com amigos, fazer o que mais gostamos, desistir de sonhos. Taquicardia, boca seca, tontura, tremedeira, falta de concentração, falta de ar… esses são os companheiros de um ansioso…
Se você conhece algum ansioso e não sabe como fazer, te digo uma coisa: é mais simples do que você imagina. Olha só o que você pode fazer:
1.Responda o quanto antes uma mensagem, mesmo se a resposta for chata
Não quer dizer que você deva estar SEMPRE disponível para a pessoa, mas enrolar para dar uma resposta cria mais desconforto que um “não”, por exemplo.
2.Não sabe o que fazer para ajudar durante uma crise de ansiedade? Pergunte!
Algumas pessoas preferem ser abraçadas, outras precisam de um espaço para respirar e se acalmar em silêncio. Como ninguém é igual, não existe fórmula certa. Se você perguntar, se possível antes de acontecer uma crise, com certeza saberá como ajudar de verdade.
3.Algumas situações simples do seu dia-adia podem ser difíceis para um ansioso.
Atender a um telefone diferente, ser apresentado a alguém, falar em público…pode ser algo corriqueiro e tranquilo para você, mas pode ser difícil para a outra pessoa.
4.Ajude a pessoa a lembrar de memórias boas e coisas divertidas.
Tirar o foco das coisas que deixam um ansioso mal, ajuda a ver as coisas de outra maneira. Lembre de dias legais que viveram, conte uma piada antiga…
5.Aprenda a ler os sinais do ansioso quando uma crise está por vir
Um pouco antes de uma crise, a pessoa ansiosa pode dar sinais de que não está bem, como ter dificuldade para falar ou se encolher. Percebendo os sinais comuns da pessoa você pode ajudar de forma mais eficaz.
6.Frases do tipo “Você não era assim antes” e “Por que você é tão complicado?”.
Simplesmente acabam com o dia.
7.Faça o ansioso entender que ele não é anormal.
A ansiedade faz com que a pessoa não enxergue que todo mundo tem dias ruins, dificuldades e coisas afins. Mostre que ela não é anormal por isso.
8.Todo suspense é desnecessário.
“Preciso falar com você mais tarde” me faz virar do avesso! Se para um não-ansioso isso já é um motivo de inquietação, então imagine o impacto para quem é.
9.Chame o ansioso para fazer vários nada com você.
Falar abobrinha, ver os carros passarem na avenida, dar uma volta despretensiosa pela rua, rolê na feira… são formas descomplicadas de mostrar para o ansioso que é possível desligar a mente.
10.Mostre que se importa com a pessoa
Perguntar se está tudo bem, é muito reconfortante.
11.Um ansioso também precisa de espaço
Um momento de introspecção é bom para mundo. Demonstre que não está ausente, está respeitando o espaço da pessoa e quando ela quiser sair da “caverna”, você estará por lá.
12.Ouça.
Deixe a pessoa falar, às vezes é só disso que o ansioso precisa.
Setembro é amarelo, sabia? A campanha “Setembro Amarelo”, que acontece desde 2014, tem como objetivo falar sobre a realidade do suicídio no Brasil e sobre sua prevenção. Saiba mais em http://www.setembroamarelo.org.br/
Texto mais legal e útil de todos. Obrigada e beijo grande.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Juju obrigada pelo carinho. Bora compartilhar e ajudar ansiosos por aí (como eu kkk) bjao
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como nós, então Helen. Ótimo fim de semana para você. Grande beijo.
CurtirCurtido por 1 pessoa