Hoje, 21 de Junho, além do Equinócio de Inverno (tchururuuu), comemora-se o aniversário de Machado de Assis.
O autor de Dom Casmurro, Quincas Borba, Memórias Póstuma de Brás Cubas tem muito mais para nos oferecer que clássicos que somos obrigadxs a ler para o vestibular ou para as provas de literatura brasileira.
Além de poesias, Machado de Assis escrevia contos e crônicas para diversas revistas e jornais.
Vamos a algumas coisas sobre Machado de Assis, esse cara incrível e atemporal.
- O pai de Machado de Assis era um descendente de escravos que trabalhava como pintor de paredes. A mãe, portuguesa de Açores, faleceu quando Machado tinha 10 anos. Sua única irmã morreu vítima de sarampo com sete anos de idade.
- Machado nunca teve educação formal. Para ajudar a família, chegou a trabalhar como engraxate e vendedor de balas e doces.
- O escritor era fluente em francês, língua que aprendeu com um padeiro. O alemão e o inglês Machado aprendeu estudando sozinho.
- A letra do escritor era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.
- Aos 17 anos, Machado passou a trabalhar na Tipografia Nacional onde, ao ser flagrado lendo escondido, quase foi demitido.
- O primeiro poema de Machado de Assis chama-se Ela, e foi publicado em 1855 na revista Marmota Fluminense. Na época, Machado contava apenas 15 anos. Você pode ler a poesia aqui.
- Seu primeiro conto publicado, “Três Tesouros Perdidos”, saiu em 1858, quando o escritor tinha 19 anos. Também foi publicado na revista literária Marmota Fluminense.
- O primeiro livro publicado por Machado de Assis foi Crisálidas, de poemas. Na época, Machado contava 35 anos de idade. O primeiro livro de contos – cujo título era Contos Fluminenses -, saiu no ano seguinte.
(Eu tenho 34, acho que estou no caminho kkkk) - Carolina Machado, a esposa do escritor, era uma grande intelectual e fã da literatura portuguesa. Era ela quem revisava os textos do escritor.
- Machado de Assis utilizou 21 pseudônimos ao longo da carreira. Na revista A Semana Ilustrada, usava o pseudônimo de Dr. Semana.
- Era apaixonado por xadrez. Ele participou do primeiro campeonato de xadrez disputado no Brasil. As peças usadas pelo escritor estão até hoje em exposição na ABL – Academia Brasileira de Letras.
- Machado escreveu em diversos jornais e revistas da sua época, entre os quais A Semana Ilustrada, Diário do Rio de Janeiro, Jornal das Famílias, Revista da Semana, Correio Mercantil e O Espelho.
- O jornal ” O Corsário ” publicou um artigo desmoralizando Machado de Assis por uma suposta traição. A suposta amante seria uma atriz portuguesa.
- Segundo alguns biógrafos, as últimas palavras de Machado de Assis antes de morrer foram: “A vida é boa”.
- Apesar de ser conhecido apenas como romancista e cronista, Machado era poeta e dramaturgo, chegando a escrever nove peças de teatro entre 1860 e 1906.
- Machado de Assis escreveu 5 livros de poesia, 7 de contos, 9 de teatro e 9 romances.
- A imagem de Machado de Assis foi estampada na cédula de mil cruzados , que circulou entre 1987 e 1990. (Eu lembrooooo kkk)
Curtiu? Já sabia de alguma dessas coisas? Sabe de mais curiosidades? Conta aí pra gente nos comentários.
Bjocas!
Que legal!
Uma verdadeira aula de literatura.
Amei o post!
Um abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Machado de Assis teve várias facetas kkkk
Adorei vc por aqui! Obrigada pela visita e pelo comentário.
Bju
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também lembro dessa nota de 1000 cruzados, mas não muito.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ela saiu de circulação eu tinha uns 7 anos… Nunca a usei kkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
🙂
CurtirCurtir
O Machado era e continua sendo um gênio. E eu o admiro muito. Obras lindas que tocam o coração…
(Amei o post!)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Alan!
Cara, sou suspeita para falar dele kkk Gênio mesmo.
Obrigada pelo carinho, apareça sempre!
CurtirCurtido por 1 pessoa