Bolinho Caipira – O quitute mais amado do Vale do Paraíba (com receita!!)

Sou de São José dos Campos – SP, na região do Vale do Paraíba. E é daqui o quitute mais que brasileiro, e praticamente conhecido só aqui: o bolinho caipira. Feito com uma massa que combina as farinhas de milho branca e amarela, ou apenas uma delas (em certos lugares, acrescenta-se a de mandioca), e recheio de carne moída ou linguiça.

Digo que é tipicamente brasileiro, pois seus “concorrentes” tem sua origem estrangeira: o bolinho de  bacalhau, é português; o acarajé, de origem afro-árabe; e o quibe frito, vindo do Oriente Médio.

E é quando o tempo começa a esfriar que a iguaria regional bomba… É unanimidade nas festas caipiras de vizinhos, quermesses de igreja, no lanchinho da tarde, na sessão de cineminha em casa…  Festas juninas (ou mesmo o inverno) sem bolinho caipira por aqui, simplesmente não existe.

A expressão popular por trás do tal bolinho é tão grande que rende variações de preparo e ingredientes, de acordo com a cidade. Em São José dos Campos, o bolinho é recheado com carne moída crua, para que cozinhe na fritura ( e fica molhadinho!!!!). Em Taubaté, a carne é refogada antes de rechear o bolinho. Em Jacareí (cidade que oficializou o bolinho caipira como patrimônio imaterial da cidade), o bolinho caipira é recheado com linguiça (BOOOMMMM DEMAIS). Em Caçapava, a carne está presente na massa também, e é em formato de bolinhas.

Enfim… bolinho caipira ARRASA!

Quando eu morava em Jacareí-SP amava saber que poderia comer o bolinho em qualquer época do ano, em um FoodKombi só desse quitute. Voltei para SJCampos faz 2 meses, e meus olhos (e barriga) se encheram de felicidade (kkkk) quando vi que na vizinhança tem um lugar que vende, e é muitoooo bom também. Não preciso esperar as festas juninas para me empanturrar kkkk.

Bom, pra você que ficou com água na boca, segue a receitinha do Bolinho Caipira da minha cidade (que na minha opinião, é o melhor!), São José dos Campos. Faça, e depois vem contar o que achou!

bolinhocaipira

Bolinho Caipira de São José dos Campos
Ingredientes

  • 500 g de farinha de milho.
  • 2 colheres de ( sopa ) de farinha de mandioca.
  • 2 caldos knor de galinha.
  • 1/4 de xícara de óleo.
  • 1 litro de água fervente.
  • 1 xícara de cheiro verde.( para massa).
  • Suco de 1 limão.
  • 250g de carne moída.
  • Tempero á gosto.
  • Pimenta do reino.
  • Óleo para fritura.
Como fazer

  1. Em uma vasilha grande, colocar as farinhas, o suco do limão, o cheiro verde, o óleo , a água fervente misturada com o caldo knorr.
  2. Misturar a massa com uma colher de pau, pois a massa estará quente, depois você deverá sovar com as mãos.
  3. Temperar a carne á seu gosto, mas sem refogá-la, pois ela deverá ser colocada no meio do bolinho crua, porém temperada.
  4. No decorrer do tempo, você deverá colocar sempre um pouquinho de água na massa para não ressecá-la, pois ela tem que ficar bem macia, se não o bolinho rachará.
  5. Fazer bolinhos e rechear com a carne temperada, fritar em óleo bem quente.

7 respostas para “Bolinho Caipira – O quitute mais amado do Vale do Paraíba (com receita!!)”

    1. Se vc tiver uma certa intimidade com a cozinha, tente… É viciante. Provavelmente o de Pinda seja parecido com o de Taubaté, mas como disse, o de SJCampos é delícia demais!
      Onde vc está morando atualmente?
      Vou lá ver sim.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário