Opree, você já conhece a série Designated Survivor? Hoje vou trazer uma pequena crítica a série.
Para quem ainda não conhece, a série é produzida pela ABC em parceria com a Netflix, onde a mesma disponibiliza semanalmente um episódio novo. O ator principal é ninguém menos que o Kiefer Sutherland (Se você já assistiu 24h sabe muito bem quem é ele).

Vale a pena assistir Designated Survivor?
Se essa é sua perguntas eu posso responder com um imenso SIM, vou te explicar alguns pontos fortes da série até o momento, e depois fazer uma comparação de Designated Survivor vs House of Cards.

Clima/Drama de Designated Survivor
Primeiramente, a série se passa em um evento terrorista onde o capitólio é explodido durante o discurso do presidente e todos que estavam no local acabam morrendo, porém momentos antes o Tom Kirkman (Kiefer Sutherland) que é Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano acaba sendo designado como um possível presidente em caso de desastres, sendo assim após a catástrofe a pessoa mais despreparada acaba se tornando presidente dos EUA.
A série possui vários arcos dramáticos, como a outra designated survivor do partido oposto (Kimble Hookstraten) que cria armadilhas para derrubar Tom, podemos também encontrar o arco da busca por respostas sobre quem cometeu a explosão do capitólio, ouro arco que acaba tendo uma relevância é o modo que Kirkman tem que se impor sobre as pessoas que não apoiam o seu mandato, até mesmo os problemas que ele acaba enfrentando com os governadores dos estados, onde boa parte não apoiam ele e não se subordinam a ele.
Outro arco que possuí pouca relevância até o momento são os problemas enfrentados dentro da sua família, pois a mudança drástica acabam afetando a vida da nova primeira dama e de seus filhos, mas são arcos pequenos que são facilmente resolvidos.
Algo que designated surivivor utiliza para instigar seu publico e não manter a série apenas em jogos políticos, é a utilização do “Cliffhanger” mas dentro dos episódios e não no final deles, fazendo com que a série te obrigue a assistir até o final do episódio, dessa forma acaba não sendo uma série forçada, onde você não é obrigado a assistir o próximo episódio para saber “Que merda deu”, mas sim porque você possui interesse de saber o que vai acontecer naturalmente.
Todo o clima da série te faz se sentir no lugar de Tom, você percebe que ser presidente dos EUA sem ninguém para te ajudar é algo muito complexo, muitas vezes o clima acaba ficando com aquele ar de “Eu não sei o que eu estou fazendo, mas existem milhões de pessoas que estão esperando eu fracassar”, quando as coisas começam a dar errado a série acaba apelando para uma “luz no fim do túnel”.
House Of Cards Vs Designated Survivor
House of cards é uma das séries que acaba pertencendo ao top10 de muitas pessoas, considerada como uma das melhores séries criadas ou a melhor série criada da netflix, por este motivo devemos realizar esta comparação.
Claire e Frank possuem um tipo de parceria onde os dois são representantes do poder supremo, suas ambições tomam controle do seu casamento, das suas ações, pensamentos, onde os dois não possuem nada a perder afim de chegar em seu grande objetivo que é a presidência e ser uma figura lembrada por todos.
Quando você se depara com Tom e Alex, eles são duas pessoas despreparadas para este cargo, e isso faz com que eles não possuam ambição de querer passar por cima das pessoas, mas de fazer o dever deles mesmo sofrendo as consequências do cargo. O que falta de família e casamento em Frank e Clair, você encontra em Tom e Alex
Já o que falta em Kirkman como presidente, o Underwood tem de sobra, talvez até podemos considerar que Tom mesmo sem experiencia na politica ele acaba sendo uma pessoa muto diplomata, que gosta de pensar bastante mas ainda sim é muito confuso em seus pensamentos, várias vezes ele acaba não realizando atos por acreditar que as vidas das pessoas que morrem em seu país são consequência da sua presidência, diferente de Frank que já chega com um plano inteiro pronto, quando algo não sai como o planejado ele sempre tem uma carta na manga e não se importa tanto com quantas pessoas vão ter que pagar o preço pela sua ambição.
Sendo assim, as duas séries possuem o seu espaço, entretanto House of Cards ainda continua um nível acima por não se tratar de uma série para todos os públicos e sim para um público com maior nível critico (Quem nunca se perdeu assistindo HOC, que atire a primeira pedra), já Designated Survivor possui um tom mais livre, onde possivelmente qualquer pessoa consiga entender, e por este motivo acaba sendo uma série muito mastigada, que te explica cada pequeno detalhe para você não se perder.
Cara achei muito coerente a sua crítica ela é bem diferente de uma que rola por ai feita por um colunista de tv e cinema do O Globo que se limita a dizer que Designated survivor é uma série fraca! Me poupe!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Só porque um crítico não apresente uma opinião igual à sua não significa que os argumentos dele não sejam pertinentes. Inclusive, senso crítico não se adquire sem percorrer uma longa estrada…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei muito da crítica e concordo em todos os graus. HOC é bastante diferente e é superior pela sua complexidade. Os personagens são diferentes com condutas diferentes! Parabéns pelo comentário.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Afora o fato de se passarem em contextos semelhantes, as duas séries não tem nada em comum. HoC tem um tom shakespeareano (Macbeth, p. ex.) que a deixa a anos-luz de qualidade… E, como vc mesma colocou, não é para todo mundo entender a complexidade humana e existencial proposta pelos Underwoods. Já a Designated Survivor é maniqueísta, piegas, repleta de clichês e previsível. Mas há quem goste de saber exatamente aonde o “trem” vai chegar…
CurtirCurtido por 1 pessoa