Para você que está acostumado apenas com as bibliotecas tradicionais, com prateleiras cheias de livros, onde você escolhe um e se senta para lê-lo o mais silenciosamente possível para não acabar atrapalhando outros leitores e levar qualquer bronca, venho lhe apresentar um novo mundo: A Biblioteca Humana!
Com o objetivo de promover o diálogo e o compartilhamento de diferentes culturas, surgiu em Copenhagen, na Dinamarca, em 2000, esse projeto. A iniciativa que partiu da ONG “Stop the violence!” já destaca logo de inicio em seu site: Não julgue o livro pela capa!
Clica em ler mais para acabar de ler o post!
Essas bibliotecas trocam os tradicionais livros por pessoas, geralmente de minorias sexuais, religiosas e raciais que se voluntariam para contar suas histórias. O propósito é causar enfrentamento com nossos estereótipos e preconceitos, dando a chance de abrir a mente para outras crenças e conhecer o que realmente acontece e quem são essas pessoas.
Ao escolher uma história, a pessoa é levada para uma área específica, então “livro” e “leitor” se sentam para conversar. Dessa forma, é possível um feedback instantâneo, onde os ouvintes podem fazer perguntas, que são aceitas, esperadas e até apreciadas pelos contadores de histórias. Dentre as da sede dinamarquesa, destacam-se depoimentos como o “Rapaz do Orfanato”, “Crianças sobreviventes do Holocausto” e “A história de um cigano”.
Depois da Dinamarca, o projeto foi disseminado pelo mundo, passando por bibliotecas ou mesmo eventos ao ar livre. Nas minhas pesquisas eu não encontrei nada sobre essa iniciativa aqui no Brasil então se souberem contem pra gente aí comentários!!
Eu fiquei com muita vontade de passar por essa experiência e vocês???
Fotos: Sites Nossa Causa e Hypeness
Beeeijos e até semana que vem ❤
Nayara Rosolen
Nossa, muito interessante mesmo! Deveria ter isso no Brasil!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também acho, Bruu!! Talvez tenha e a gente ainda não saiba 😦 Mas tomara que se espalhe logo por aí, é uma iniciativa incrível ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Incrível mesmo! Se tiver no Brasil quero conhecer hihi 😛
CurtirCurtir
Incrível mesmo! Se tiver no Brasil quero conhecer 😛
CurtirCurtir